O Velho Leão e a Raposa
Um velho Leão debilitado pela idade , não conseguia mais comida tão fácil quanto nos dias de juventude, então pensando como poderia ter mais comida sem utilizar a força, elaborou um esquema onde ele fingia estar doente e espalhou para todos os vizinhos que estava seriamente doente. Desta forma ele ficava deitado em sua caverna esperando por visitantes que quando vinham lhe oferecer sua simpatia, ele os comia um a um.
A raposa também decidiu visitá-lo e ao seguir as pegadas de diversos animais que foram antes dele, reparou que apenas havia pegadas em direção a caverna do Leão então parou em uma distância segura da caverna, analisou com mais atenção e confirmou que todas as pegadas só indicavam animais entrando na casa do Leão e que não havia rastros ao redor da caverna indicando que alguém saiu por algum caminho diferente. Então ali de pé, em distância segura da caverna, a Raposa perguntou educadamente pela saúde do Leão. O Leão respondeu que ele estava muito doente e pediu à Raposa para entrar por um momento.
Mas a Raposa sabiamente ficou do lado de fora, agradecendo ao Leão muito gentilmente pelo convite, desejou melhoras e saiu cuidadosamente por outro caminho sem deixar rastro de sua saída da área da caverna, para que quem fosse visitar o Leão também pude-se notar que não havia pegadas de saída da casa do Leão.
Moral da história: Mesmo seguindo um caminho seguido por muitos, quem é Sábio sempre esta atento, racional e compartilha informação correta.